Família Officina

  • Fundadora Soraia Barroca

    A Soraia é a fundadora e a proprietária da Officina.

    Nasceu e foi criada em Castelo Branco. Aos 12 anos começou a pintar num atelier e aos 14 pintou a Mona Lisa numa tela a óleo.

    Integrou exposições e foi na adolescência que descobriu a sua paixão na arte, as texturas. Envolvida em inúmeros projetos a Soraia nunca pára quieta mas é na Officina que vai poder desafiar todos os curiosos a soltar o seu lado criativo e deixarem-se levar pela terapia de sentir o gesso nas suas mãos ao criarem a sua própria arte texturizada.

    Mas não desafia só os participantes a aprender coisas novas. Ela é uma autêntica caçadora de artistas da beira interior e desafia-os a ensinar a sua arte através de workshops. Muitos deles já aceitaram o desafio e deslumbraram-se.

    A sua missão é tirar toda a gente do sofá ao fim do dia ou ao fim de semana e meter a malta do interior de Portugal a aprender o “saber fazer”, e a arte que o chatgpt nunca vai substituir, o artesanal.

    
Instagram: @soraiabarroca.art @nuncaparasquieta



    Facebook: @Soraiabarroca.arte @nuncaparasquieta

  • Ana

    A Ana Pires nasceu no concelho de Castelo Branco, em 1998. Apaixonada pelo mundo das artes desde cedo. O gosto de ensinar e ajudar levaram-na a tornar-se professora do pré-escolar e do 1°ciclo. A arte pode ser encontrada em tudo o que nos rodeia, pois ela está presente no nosso quotidiano. A Ana teve esta percepção ao passar grande parte das suas férias, em pequena, no museu.

    O gosto das arte está intrínseco ao seu coração e por isso existe uma busca constante de inspiração, técnicas e aprendizagens. Para que mais cedo ou mais tarde possa espalhar os seus saberes a miúdos e graúdos.

    Instagram @anocasart_studio

  • Anabela

    Foi em Lisboa que descobriu o seu fascínio pelas belas artes e onde integrou várias exposições mas foi o interior que a desafiou a criar raízes, ocupa o seu dia-a-dia a receber bem os hóspedes no seu Moinho do Maneio e a desafiar pessoas a entrar no mundo do macramê e tecelagem. Lecciona vários workshops e ateliers em Penamacor e vai entregar a sua paixão aos nossos artistas da Officina que se queiram deixar conquistar.


    Instagram: @moinhodomaneiomacrame

    Facebook: @mmm_macrame

  • Andreia

    Andreia silva , Animadora sociocultural em 2 lares de idosos no concelho.

    Adora todo o tipo de artes , e defende que as artes são para todas as idades.

    Amante do mundo da maternidade desde sempre , depois de ser mãe tornou-se instrutora Certificada do Programa Baby Signs ® Portugal e quer levar a magia e a utilidade dos gestos para bebés a Castelo Branco.

    Vão poder fazer workshops para Pais e Aulas Pais e Bebés onde vão poder usar a magia dos gestos com atividades divertidas á mistura.

  • Catarina

    Nascida e criada em Castelo Branco, começou desde cedo a apaixonar-se por arte e passava os tempos livres a pintar ou desenhar. Quando chegou a altura de escolher o percurso profissional decidiu-se pela História da Arte porque sabia que a arte tinha de estar sempre presente.

    Por influência da sua avó, que sempre se dedicou aos trabalhos manuais, aprendeu a tricotar durante o confinamento e nunca mais parou.

    Instagram: @handmadeknitsbyvic

  • Cláudia Schlabitz

    Licenciada em Educação Artística e Bacharel em Artes Plásticas, comecei minha jornada na joalharia em 2009 ainda no Brasil, logo após encerrar uma carreira de longos anos como educadora, em 2010 a mudança para Portugal por conta de um Doutoramento acabou por me aproximar de uma antiga paixão, a filigrana.

    Meu trabalho nasce do gosto pelo fazer manual, e reflete em grande parte o exercício da aprendizagem, dialogando com diferentes técnicas e saberes, elementos que permeiam memórias e afetos servem de inspiração na composição de peças que buscam, na simplicidade, o sensível e o original.

    Desenvolvo meu trabalho em uma pequena oficina artesanal no Fratel, com marca própria e Licença junto a Casa da Moeda, desde 2022, tenho participado em Mercados e Feiras, e em diversas exposições dentro e fora de Portugal.

    Instagram: @claudiaschlabitz_jewelry

  • Clarisse

    A Clarisse cresceu a ver a mãe a fazer croché. Ao longo dos anos foi tentado aprender, mas foi em 2022 que, inspirada pelo Pinterest, entrou no mundo do croché.

    Criou a página de Instagram @violetadeagulhas onde partilha os seus trabalhos e atualmente pertence à família officina onde quer divulgar os seus trabalhos e ensinar pessoas.

  • Fernanda

    Sou Ítalo-brasileira, nascida em Minas Gerais e bisneta de imigrantes italianos. Tenho uma família grande, com muitos artistas. Há 5 anos vivo em Castelo Branco com meu marido, músico, e com minhas duas filhas, de 6 e 9 anos.

    Na infância, acompanhava minha mãe em exposições e feiras, e com isso tive a arte presente na minha vida desde cedo. Convivi com artistas de varias áreas e pude aprender muitas técnicas.

    Comecei a ler livros de fantasia aos 9 anos e à partir daquele momento meu encanto pelo medieval e o fantástico só aumentou. Minha paixão era transformar em realidade os objetos descritos nos livros, e isso ainda permanece, mas agora com criações autorais influenciadas pelas histórias que admiro.

    Hoje, na cerâmica consigo condensar tudo o que sou e trazer esse encanto ao dia a dia, transformando objetos de uso rotineiro em experiências positivas. Esta também é a razão do simbolo que utilizo, para marcar as minhas peças, ser uma borboleta. É a transformação de algo sem importância em algo bonito e especial.

    Há 5 anos escolhemos viver em Castelo Branco porque buscávamos uma cidade tranquila, mas que fosse culturalmente ativa e fico feliz ao ver que não nos enganamos. Viver no interior, traz a paz necessária para a criação da arte e a oportunidade de conhecer as pessoas que a admiram.

    Mais sobre o meu trabalho em Instagram: @fernandasoaresatelier

  • Filomena

    Nasci em Idanha a Nova, vivi parte da minha infância em África, adoro animais, sou apaixonada pela natureza, desde há alguns anos que exploro os benefícios das “ervas” criando pomadas, bálsamos, sabões, entre outros. Gosto de partilhar.

    Instagram: @menacorreia

  • Horácio Jorge

    Horácio Brás Jorge, professor aposentado de Educação Visual e Tecnológica.

    Autodidata em várias áreas das artes decorativas, personalizou metodologias, neste caso, na reciclagem de papel: papietagem e papier maché.

    Facebook @HorácioJorge

  • Inês

    Artista autodidata, começou a desenhar aos 10 anos, e a paixão pelo desenho foi crescendo. Ao início começou por aprender por tentativa e erro, até porque não tinha computador na altura ou outras formas para pesquisar como tudo se fazia. Nessa altura só desenhava a carvão, e usava apenas um lápis. Percebendo que o desenho veio para ficar começou a investir em melhores materiais, passando a explorar a pintura a cores, começando com os marcadores à base de álcool e lápis de cor. Continuou a aprender tanto por livros e vídeos como pela própria experiência. Mais tarde é que experimentou a pintura a acrílico e a óleo.”

    Com milhares de seguidores da sua arte no tiktok (143 mil) a arte da Inês veio para surpreender todos além fronteiras!

    Instagram: @wolfybaddd_

    Tiktok: @wolfybaddd

  • Isabel Carreira

    Nasceu em Lisboa, mas foi adotada por Castelo Branco em 2007. E aqui viu nascer, em 2022, o sonho de partilhar o gosto pela organização pondo os seus conhecimentos ao serviço de quem precisa.

    Apesar da sua experiência ter sido adquirida em ambiente profissional, organizando eventos e ambientes corporativos, foi a organizar espaços residenciais que se sentiu verdadeiramente realizada.

    Considera que a organização transforma vidas e cada sessão é uma experiência única, pensada e executada exclusivamente para as necessidades e rotinas do cliente.

    A otimização de espaços é apenas uma das vertentes da organização, onde múltiplas técnicas podem ser aplicadas em função da dimensão e material das peças, da capacidade do espaço e do gosto de cada um.

  • Luís

    Natural da cidade de Viseu, vive acerca de 3 anos em Castelo Branco. A paixão pela arte de trabalhar na Madeira já vem desde de infância onde brincava com paus fazendo formas, no secundário descobriu o primeiro contacto com pirógrafo onde fez alguns trabalhos que acabaram por ser expostos no atrio da escola desde muito cedo o gosto pela artes desenho, pintura,talha e pirografia.

    Com 17 anos começa a aprender arte da carpintaria em marcenaria onde trabalhou vários e o longos anos força maior afastou-se dessa área.

    Fazia alguns trabalhos, na pandemia a pirografia tomou força o que começou por uma brincadeira hoje é um hobby fazer pirografia embelezando peças únicas em madeira.

    Em Castelo Branco viu a oportunidade de ensinar esta arte que faz com tanta paixão com várias vertentes seja pirografia na Madeira couro ou mesmo em papel. Gostava de partilhar esta arte única e tão criativa que é a pirografia.

    "Criatividade é a arte de conectar ideias"

    Steve Jobs

    Instagram @luis_artedofogo

  • Marta

    Marta

    Olá eu sou a Marta, tenho formação em cosmética, mas a minha paixão é a cosmética natural, aliada aos óleos essenciais e a aromaterapia. Neste mundo descobri que a cosmética pode ser descomplicada e ao mesmo tempo ser amiga do ambiente.

    Por consequência criei a marca OTTOKE ORGANIC CARE de cosmética natural, através da loja online ottoke-organic.pt.

    Sou de Castelo Branco, mas o meu coração é de São Vicente da Beira, uma vila, outrora, cheia de história e lugares mágicos.

    Mas como gosto de partilhar o meu conhecimento, decidi partilhar contigo nestes breves instantes, cheios de curiosidades e boa disposição estas minhas paixões.

    Vem juntar-te a nós, para a partilha estar completa.

    Instagram: @ottoke.organic.care

  • Olga Dias

    Tenho 55 anos, nasci em frança e desde sempre me apaixona tudo o que é artes manuais, aprendi a maioria das coisas com os meus avós e neste momento pratico várias artes desde carpintaria, bordados, Patchwork, sashiko, boro patch, costura, cerâmica, tear e muito mais. Sou uma autodidata, e desenhadora de construção civil de profissão.

    Adoro animais e natureza. E se há algo que não pode ficar sem existir na minha vida é mesmo a criatividade, tenho de estar sempre a aprender ou a fazer algo.

    Facebook: @olga.dias.arte

    Instagram: @bluecat68

    Pinterest: @bluecat68

  • Olga Freixo

    Olga Freixo

    Nascida e criada em Castelo Branco, apaixonada pelas artes, desde os 8 anos que costurava as roupas para as suas bonecas com os trapinhos que a doce velhinha costureira da rua lhe dava, também cortava algumas peças da mãe, alimentando assim o seu sonho de menina, de vir a ser estilista…e assim foi! Formou-se em Design de Moda (…e como a genética não falha!) a “herança” deixada pela sua avó e bisavó fez com que o gosto pela costura ganhasse ainda mais força e traçou o seu caminho profissional como docente, formadora, na indústria e em atelier, sempre a par com outras áreas artísticas. Desde os acessórios de moda para crianças e adultos, acessórios de têxtil -lar e decoração, passando pelo vestuário casual e temático e acabando nas artes decorativas.

    Instagram @olgafreixo

  • Pedro

    O Pedro Martins nasceu no concelho de Castelo Branco, em 1976. É pai de dois filhos e apaixonado pela fotografia desde os seus 12 anos de idade. As viagens e a natureza foram as suas primeiras aventuras na fotografia e fizeram com que se tornasse colaborador regular da revista National Geographic Portugal, em 2004. O Fotojornalismo veio depois, com as agências Global Imagens, 4SeePhoto e Lusa, com quem trabalha actualmente. O gosto para ensinar levaram-no a orientar Workshops, Oficinas e Viagens muito ligadas à Iniciação da Fotografia e a Fotografia de Natureza. Gosta de fotografar com lentes Tamron e é embaixador da marca em Portugal. Tem editado, em co-autoria, 5 livros com ênfase para a Beira Baixa, a Natureza e o Microcosmos. Vive por opção na Beira Baixa!

    Facebook: @PhotoPedroMartins

    Instagram: @photo_pedro

    ONLINE:

    www.pedro-martins.net

  • Verónica

    Verónica Carteiro, é o seu nome, as cores despertam-lhe criatividade e transmitem-lhe paz e harmonia.

    Tornar a vida mais colorida, é o seu lema.

    Ligada profissionalmente à educação, o seu hoby sempre foi as artes. As duas áreas complementam-se e tornam-na uma pessoa feliz.

    Entre trabalhos manuais e pintar telas, o que mais aperfeiçoou foi a pintura em tecido. Desde os tempos académicos, a necessidade de pintar fitas, levou-a a experimentar e a aperfeiçoar cada vez mais esta arte.

    Cada peça pintada tem um toque mágico que tenta recriar e agradar quem a solicita.

    Atualmente, a oportunidade de experimentar e aprender novas técnicas, levou-a a juntar-se à Officina Art Studio.

    Facebook: @Arte livre.vsc

    Instagram: @ veronicarteiro